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Trilhas FazGame

As Trilhas de Aprendizagem FazGame fornecem as orientações necessárias para que professores e estudantes se sintam seguros na criação de games. Nelas, se encontra o passo a passo para a produção de cada etapa do game, com recursos que preparam a escrita narrativa e as ações a serem realizadas na Plataforma FazGame.

  • 6º ano
    Ciências da natureza

    Os moradores de um bairro querem construir uma horta comunitária autossuficiente. Seria preciso construir um sistema de irrigação automático que bombeasse a água do riacho até ela. O 6º ano da escola decide fazer esse sistema!
  • 6º ano
    Geografia

    Os indígenas de uma aldeia de uma cidade rural querem vender seu artesanato pela internet, mas não têm estrutura para implantar energia. Eles buscam ajuda em uma escola próxima. Dá para levar energia solar para a aldeia?
  • 6º ano
    Geografia

    A partir da vinda de uma tempestade de areia, abre-se a discussão sobre o quanto estamos sendo afetados por mudanças ambientais. As personagens enfrentam o impacto da atividade humana na Terra e as mudanças no meio ambiente.
  • 7º ano
    Geografia

    Qual bioma brasileiro você escolheria para as personagens passarem dois dias inteiros só com a roupa do corpo, dois objetos de sua escolha e duas consultas em um celular resistente com bateria infinita que funciona em qualquer lugar?
  • 7º ano
    Geografia

    Imagina sonhar com um gênio que propõe o desafio de fazer uma lista com tudo que quiser comprar. Se essa lista o levar para universos alternativos em que terá que lidar com as consequências do processo de produção desses objetos?
  • 7º ano
    Ciências da natureza

    Vai acontecer uma festa para celebrar o aniversário de criação da Área de Proteção Ambiental na Serrinha do Alambari. Será que a praça da cidade tem capacidade elétrica suficiente para o show? O 7º ano da escola resolve ajudar.
  • 8º ano
    Língua Portuguesa, Ciências da natureza

    O menino que descobriu o vento viu que poderia criar um moinho de vento para irrigar as plantações do seu povoado. As personagens propõem organizar a “Festa do Umbu” para juntar dinheiro e consertar a torre eólica da região.
  • 8º ano
    Geografia

    Muitas pessoas são forçadas a migrar para outros lugares porque não é mais possível permanecer onde sempre estiveram, mas como se dá essa mudança de culturas em uma migração? Os estudantes vão criar e aprenderão um pouco mais.
  • 8º ano
    Língua Portuguesa e Geografia

    E se você descobre que o cinema vai fechar por excesso de lixo e falta de pessoal? As personagens terão que discutir o descarte de detritos sólidos e propor uma solução ao gerente do cinema. Então, mãos à obra!
  • 9º ano
    Língua Portuguesa

    Os estudantes se organizam para conseguir uma uma quadra melhor para praticar esportes na escola. A comunidade escolar participa de um programa que dá descontos na conta de luz ao contribuir para a reciclagem de resíduos sólidos.
  • 9º ano
    História

    Sofrer perseguições por estar fora dos padrões não é fácil. Muitos estudantes vivem essa realidade nas escolas. As personagens estão passando por conflitos sociais em relação a isso e aprendem mais sobre os temas de diversidade tratados no game.
  • 9º ano
    Ciências da natureza, Matemática

    Os problemas ambientais estão se complicando e a humanidade considera mudar de planeta. Para que planeta os humanos começarão a migrar? Como terão água e ar? As personagens viverão a vida fora da Terra.
  • Ensino Fundamental II
    Língua Portuguesa e História

    Estudantes em excursão com a escola entram em sala proibida de um museu e abrem um portal de viagem no tempo em que são transportados para o período da independência do Brasil.
  • 1º ano do Ensino Médio
    Ciências da natureza e suas tecnologias

    Os alunos criam uma maquete de um parque eólico para participar de um concurso e concorrer a uma viagem para o Refúgio Biológico Bela Vista, aprendendo sobre reciclagem e geração de energia limpa e renovável.
  • 2º ano do Ensino Médio
    Ciências da natureza e suas tecnologias

    Um povo indígena do Norte do Brasil busca acesso à energia elétrica. As personagens são estudantes que buscam parceria com uma empresa para ajudar esse povo indígena, aprendendo sobre as vantagens da energia limpa e renovável.
  • E.M.
    Língua Portuguesa e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

    Estudantes pesquisam temas de interesse da comunidade e novas formas de comunicação, mapeando os recursos de comunicação para articulá-los em rede e sugerir pontos de acesso a internet em diferentes localidades da Rocinha.
  • E.M.
    Língua Portuguesa e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

    Estudantes, ao enfrentarem desafios e dificuldades do cotidiano escolar, exercitam o direito de ser cidadão ao propor um plano de ações que solucione essas questões através da organização de dados e da ajuda da comunidade.
  • E.M.
    Língua Portuguesa e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

    Estudantes pensam em iniciativas independentes do poder público que ajudem a solucionar o desafio da mobilidade urbana, tanto na ligação da Rocinha com a cidade, quanto nas conexões entre os demais espaços por onde circulam.
  • Jovens adultos

    Não é fácil decidir o profissional que quer ser no futuro. Através de um planejamento, as personagens procuram descobrir o caminho da profissão que gostariam de seguir e aprender sobre o mercado de trabalho.