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Se precisar de uma ajuda para apresentar a FazGame aos seus alunos, preparamos alguns materiais que você pode usar para isso.
Selecione o texto que será trabalhado, de acordo com o conteúdo curricular a ser abordado no game. Um exemplo de texto segue abaixo.
Água… para que te quero?
Recomendamos que você utilize uma ou mais das 3 dinâmicas abaixo para aquecer o assunto antes de desafiar os alunos a criar os seus games. Sendo elas:
A recomendação nesta dinâmica é que se procure variar as propostas de leitura, pois cada uma trabalha um conjunto diferente de habilidades, embora haja variáveis em comum, como fluência e entonação, por exemplo.
Alguns tipos de proposta de leitura:
- 1. O professor é quem lê o texto todo.
- 2. Cada grupo indica um de seus membros para ler em voz alta um trecho do texto e cada um dos indicados lê um trecho do texto.
- 3. O professor indica o primeiro leitor e cada leitor indica o próximo para ler uma parte do texto.
- 4. Os leitores são voluntários: lê quem quiser e o quanto quiser.
Por Conversa Livre entende-se a troca de falas em nível subjetivo, em que estudantes podem oferecer breves relatos orais sobre vivências próprias que, de alguma forma, se conectam com o texto lido.
Algumas perguntas podem trazer conexão dos alunos com o texto lido, trazendo à tona vivências internas, fruto da prática reflexiva, do pensar consigo mesmo. Alguns exemplos dessas perguntas são:
- 1. Esse texto faz você se lembrar de algo… ?
- 2. O texto faz você pensar sobre o quê… ?
Diferentemente da Conversa Livre, que não segue um script, o Debate Argumentativo terá a função de fazer com que ideias distintas se confrontem e sejam defendidas com base em diferentes tipos de argumentos. Nesse momento, alguma busca por mais informações pode ser necessária. O importante aqui, do ponto de vista da leitura, é explorar as habilidades relativas à coesão e coerência textuais e, do ponto de vista lógico, exercitar o aprender a pensar, processo este que conta com levantamento de hipóteses e sua defesa por meio de argumentos. A resposta em si pode até ser dada pelo professor ao final do debate.
Exemplo de perguntas relativas a habilidades de leitura a partir do texto dado como exemplo acima.
- 1. Qual é o tema do texto: a água de modo geral, a escassez hídrica ou a água em nossa alimentação?
- 2. Como a escassez hídrica pode impactar nossa vida?
- 3. Quais são as alternativas apresentadas para combater a escassez hídrica?
Exemplos de perguntas lógicas norteadoras relativas ao texto dado como exemplo acima.
- 1. Que consequências da escassez hídrica vocês imaginam em uma história?
- 2. Como a escassez hídrica começaria? O que desencadearia esse problema? Como tentar resolvê-lo?
Antes de pedir que os alunos comecem a criar o game, organize junto a eles as primeiras ideias para a história.
Se desejar, utilize o PDF abaixo para que se possa responder as perguntas norteadoras.
Mapa Mental do Game
Compartilhe com seus alunos o vídeo abaixo de como começar a criar o game, já tendo o planejamento inicial desenhado.
Oriente os alunos a acessar nossa página de tutoriais caso tenham dúvidas.