Por onde começar a usar a FazGame?

Clique em cada passo para organizar a sua experimentação com a gente, a partir do seu próprio material didático. É bem simples!

Clique nas setas do lado direito para entender cada passo e se localizar.

Cadastre-se gratuitamente

Basta preencher os dados aqui para se cadastrar e receber os acessos. É bem rapidinho.

Se já tiver uma conta, é só entrar com e-mail e senha já cadastrados.

Conheça a experimentação FazGame

Se precisar de uma ajuda para apresentar a FazGame aos seus alunos, preparamos alguns materiais que você pode usar para isso.

Deseja baixar nossa apresentação?

Baixar Cópia do CANVA

Utilize o seu material didático

Selecione o texto que será trabalhado, de acordo com o conteúdo curricular a ser abordado no game. Um exemplo de texto segue abaixo.

Água… para que te quero?

Baixar PDF

Comece dinâmicas de aquecimento em sala de aula

Recomendamos que você utilize uma ou mais das 3 dinâmicas abaixo para aquecer o assunto antes de desafiar os alunos a criar os seus games. Sendo elas:

Leitura

A recomendação nesta dinâmica é que se procure variar as propostas de leitura, pois cada uma trabalha um conjunto diferente de habilidades, embora haja variáveis em comum, como fluência e entonação, por exemplo.

Alguns tipos de proposta de leitura:

  1. 1. O professor é quem lê o texto todo.
  2. 2. Cada grupo indica um de seus membros para ler em voz alta um trecho do texto e cada um dos indicados lê um trecho do texto.
  3. 3. O professor indica o primeiro leitor e cada leitor indica o próximo para ler uma parte do texto.
  4. 4. Os leitores são voluntários: lê quem quiser e o quanto quiser.

Conversa Livre

Por Conversa Livre entende-se a troca de falas em nível subjetivo, em que estudantes podem oferecer breves relatos orais sobre vivências próprias que, de alguma forma, se conectam com o texto lido.

Algumas perguntas podem trazer conexão dos alunos com o texto lido, trazendo à tona vivências internas, fruto da prática reflexiva, do pensar consigo mesmo. Alguns exemplos dessas perguntas são:

  1. 1. Esse texto faz você se lembrar de algo… ?
  2. 2. O texto faz você pensar sobre o quê… ?

Debate Argumentativo

Diferentemente da Conversa Livre, que não segue um script, o Debate Argumentativo terá a função de fazer com que ideias distintas se confrontem e sejam defendidas com base em diferentes tipos de argumentos. Nesse momento, alguma busca por mais informações pode ser necessária. O importante aqui, do ponto de vista da leitura, é explorar as habilidades relativas à coesão e coerência textuais e, do ponto de vista lógico, exercitar o aprender a pensar, processo este que conta com levantamento de hipóteses e sua defesa por meio de argumentos. A resposta em si pode até ser dada pelo professor ao final do debate.

Exemplo de perguntas relativas a habilidades de leitura a partir do texto dado como exemplo acima.

  1. 1. Qual é o tema do texto: a água de modo geral, a escassez hídrica ou a água em nossa alimentação?
  2. 2. Como a escassez hídrica pode impactar nossa vida?
  3. 3. Quais são as alternativas apresentadas para combater a escassez hídrica?

Exemplos de perguntas lógicas norteadoras relativas ao texto dado como exemplo acima.

  1. 1. Que consequências da escassez hídrica vocês imaginam em uma história?
  2. 2. Como a escassez hídrica começaria? O que desencadearia esse problema? Como tentar resolvê-lo?

Organize as primeiras ideias do game

Antes de pedir que os alunos comecem a criar o game, organize junto a eles as primeiras ideias para a história.

Se desejar, utilize o PDF abaixo para que se possa responder as perguntas norteadoras.

Mapa Mental do Game

Baixar PDF

Crie o game na nossa plataforma

Compartilhe com seus alunos o vídeo abaixo de como começar a criar o game, já tendo o planejamento inicial desenhado.

Oriente os alunos a acessar nossa página de tutoriais caso tenham dúvidas.